DARQ

5º Prêmio Rosa Kliass | 2021

Posted on: novembro 25th, 2021 by DARQ No Comments

Com muita satisfação, comemoramos a menção honrosa no Prêmio Rosa Kliass conquistada pelo egresso do CAU/UFRN Edvaldo Mendes Júnior, com o trabalho intitulado “Raízes antigas, novas histórias: Proposta de área visitável para o Parque Boca da Mata do aluno”, orientado pelo professor Hélio Takashi M. de Farias.
O Prêmio Rosa Kliass – Concurso Universitário Nacional de Arquitetura da Paisagem, criado pela Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP), homenageia a arquiteta paisagista Rosa Kliass, referência do Paisagismo no Brasil. Sua obra e trajetória compõem também a própria história do paisagismo do Brasil. Ela é pioneira na profissão e militante pelo reconhecimento da classe dos arquitetos paisagistas no nosso país. Foi fundadora e primeira presidente da ABAP. Autora de diversos projetos espalhados pelo país, sua obra se destaca no Parque da Juventude (onde antes havia o Presídio Carandiru) e no Vale do Anhangabaú (hoje inexistente), ambos na cidade de São Paulo.
A Premiação está em sua 5ª edição e tem como objetivo reconhecer os melhores trabalhos de graduação finais em Arquitetura e Urbanismo que tenham na Paisagem sua temática principal. A participação no concurso foi destinada aos formandos que desenvolveram seu trabalho final de graduação em cursos de Arquitetura e Urbanismo, no ano letivo de 2020.
Parecer do júri: “Tema relevante e bem desenvolvido, abordando a intervenção em duas escalas – entorno e projeto do parque, incluindo a composição vegetal detalhada. Quanto à coerência entre ideia e resultado projetual, destaca-se a busca por referências locais nos elementos arquitetônicos empregados. Quanto ao desenvolvimento do projeto, ressaltamos o processo de faseamento, através da boa compreensão de zoneamento, entendimento de fluxos e estabelecimento de hierarquias. O trabalho apresenta bom aprofundamento sobre o contexto de inserção do projeto, deixando claro o esperado impacto sobre a cidade na qual se insere. Destaca-se a qualidade gráfica do trabalho nos seus diversos elementos de representação como plantas, cortes e perspectivas.”
Parabenizamos o arquiteto Edvaldo Mendes Júnior e o professor Hélio Takashi M. de Farias por tão valorosa conquista.

premio-rosa-klias

DARQ - Departamento de arquitetura e urbanismo